terça-feira, 1 de março de 2011

Clubes do Paraná: Rio Branco, Cascavel CR e Cianorte FC




Não sabemos se é uma tendência do futebol paranaense ou dificuldade de gestão do futebol em geral, mas naquele estado as fusões entre equipes são recorrentes. Problemas financeiros, má gestão, falta de patrocínios, calotes de todas as partes, parco apoio das Federações, desprezo total da CBF, forças políticas minando o futebol do interior, esvaziamento dos campeonatos estaduais, calendário irracional, tudo isso faz com que dirigentes, empresários e torcedores busquem união administrativa de agremiações com vistas a salvar a "paixão" (?) que há nas cidades do interior do País, a fim de enfrentarem os times das capitais e representarem suas cidades.

Destes 3 escudos, só o Rio Branco mantém a tradição e segue desde 1913.

O texto a seguir é do portal Wikipédia, com históricos do Cianorte e do Cascavel:

"Nestes escudos, o Cianorte Futebol Clube, que herdou, em 2002, as cores verde e branco do extinto Cianorte Esporte Clube, criado em 1993. O primeiro time de futebol de Cianorte foi o Café. O nome não apenas referia-se apenas à cultura cafeeira: era uma sigla de Cianorte Assessoria Física e Educativa. Sua fundação ocorreu em 1958, três anos após o ex-distrito de Peabiru ser emancipado. O Café disputou o Campeonato Paranaense de Futebol em 1965, 1969, 1970 e 1972, quando foi rebaixado. A queda para a segunda divisão revoltou o jogador Rubens, que pôs fogo na sede social do clube, causando o encerramento das atividades da equipe. Mais de duas décadas se passaram até que o futebol profissional retornasse à cidade do noroeste do estado. Em 1993, surgiu o Cianorte Esporte Clube. O alviverde, que nunca disputou a primeira divisão, deu lugar em 2002 ao Cianorte Futebol Clube, que hoje está na 1ª divisão do Campeonato Paranaense."

"O Cascavel Clube Recreativo é um clube da cidade de Cascavel, oeste do Paraná. Foi fundado em 17 de Dezembro de 2001 a partir da fusão do Cascavel Esporte Clube, SOREC e Cascavel S.A. A equipe herdou a tradição do Cascavel Esporte Clube, campeão estadual em 1980. Atualmente está na 1ª divisão do Campeonato Paranaense."

Para ilustrar o que escrevemos primeiramente, um organograma encontrado na internet contendo as fusões que deram origem ao Paraná Clube:

2 comentários:

  1. oi muito bom ficaram os times paranaenses
    que voce postou ai agora quando puder veja se voce tem tambem dois times gauchos do cruzeiro e do sao jose do rio grande do sul aguardo obrigado

    ResponderExcluir
  2. Dan, coloquei os times gaúchos, estão logo abaixo dos escudos da França. Valeu!

    ResponderExcluir