quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Efeito Tolima: o Corinthians tem que pagar caro


Como corithiano, não tenho nenhum pingo de dó nem vergonha pelo que aconteceu. Enquanto o Corinthians for um time desorganizado e de diretoria corrupta, é melhor perder para aprenderem. O pior é que infelizmente não aprendem. O Corinthians é um time de massa, e todo time de massa no Brasil é endividado, de diretorias malucas, gastadoras, corruptas e irresponsáveis - Atlético Mineiro, Vila Nova, Flamengo, Bahia, Santa Cruz... O problema do Corinthians vem desde 2000, quando a Libertadores ganhou uma superexposição da TV Globo, com jogos transmitidos regularmente, os estaduais perderam força, aumentou-se as vagas para times brasileiros e a vaga virou meta para aqueles que não conseguiam chegar em 1º no Campeonato Brasileiro - com os pontos corridos, a partir de 2003, isso ficou evidente. Sem falar que o São Paulo, clube de 75 anos de história, tem 3 títulos (inveja mata - previna-se - ganhe uma Libertadores), sendo o primeiro título em 1992. Dizem que corinthianos almejaram o título a partir daí, mas os anos 1990 foi quando o Corinthians abriu os olhos para o Campeonato Brasileiro, já que antes disso o clube só ganhava Campeonato Paulista.

Contudo, ontem, 2 de fevereiro de 2011, mostrou que o Corinthians não tem time nem técnico para chegar em 1º em lugar nenhum atualmente. Nem merece. Tite é um técnico de ficar em 6º lugar. Na verdade, o time demonstrou bem aonde ia chegar quando empatou com a equipe sub-20 do Goiás na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2010. Além disso, é impossível vencer algo jogando com 10 em campo. Porque Ronaldo não faz gol hoje em dia, não consegue correr, desmarcar-se, postar-se, ganha 2 milhões e e sai falando que o gramado é ruim. Ora, o gramado deve ter falado o mesmo do Corinthians, não? Para quem não sabe, o Corinthians tem uma diretoria que não respeita seus torcedores (ingressos a 60 reais é um absurdo), tem 150 jogadores registrados na Federação Paulista, empresta jogadores e continua pagando salários, tem dívida de 100 milhões de reais, paga 5 milhões de reais por mês de juros para bancos, tem uma torcida submissa aos interesses da atual diretoria mercenária, tem um escudo lindo mas a camisa mais feia do planeta, é protegido da Globo, da Placar, e por tudo isso é também o time mais odiado do Brasil.

O Corinthians não merece ser amado como é pela sua torcida. A diretoria coopta dirigentes da torcida, dando-lhes ingressos, transporte, materiais diversos, até porcentagem em negociações e direitos de jogadores, desde que que a torcida se cale. Não é isso que vai acontecer de agora em diante. Ou a diretoria se renova e deixe de fazer negócios entre si, colocando em campo somente o marketing e jogadores dos empresários próximos, ou o time está fadado a entrar em outra crise como a de 2007-2008. Pareceu até castigo: ganharam o título em 2005 com a ajuda de árbitros e de dinheiro russo e caíram logo em seguida. E agora, depois do marketing camuflador em 2009-2010, a início desastroso em 2011. Seria bom se isso servisse de lição, mas neste momento jogadores estão tranquilos em suas casas, rindo e se divertindo, dirigentes fazem contas tirando o deles, a Globo vai encontrar uma forma de esquecer logo o ocorrido e torcedores alienados por marketing e discursos ficam como os verdadeiros patetas nesta história.


PS: coisas para discutir-se - o 3º colocado do Campeonato Brasileiro fora da Libertadores, mas o 4º colocado classificado... O campeão da Copa Sulamericana teve que disputar repescagem, mas o Campeão da Copa do Brasil (8º colocado) não... O 3º colocado do Campeonato Brasileiro não vai disputar em 2011 a Copa do Brasil e nem a Copa Sulamericana, mas o 14º colocado vai... Na Copa do Mundo, o campeão tem que ir para eliminatórias na próxima edição, mas o campeão da Libertadores atual (7º colocado) não...


Pânico atrás de Ronaldo é mera coincidência...

Fotos do GloboEsporte.com

2 comentários:

  1. Primeiramente parabéns pelo texto, um dos mais lúcidos que li nos últimos tempos vindo de um torcedor declarado pelo clube! Uma pena que poucos sejam assim. Foi-se o tempo em que só a emoção bastava para torcer, hoje em dia, sem a razão, somos feitos de trouxa.
    Já favoritei o seu blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. belo texto, cara, tb to por aqui com essa alienação q o marketing nos impôs e essa torcida corrompida de hj.
    escrevi mais tb num blog q fiz com uns camaradas de fut sul-americano. se quiser,da uma passada la . www.sudacas.net

    abs e saudaçoes alvinegras.
    gabriel

    ResponderExcluir