quarta-feira, 14 de julho de 2010

Espanha campeã do mundo 2010

Cabe lembrar que poucos comemoraram na Catalunha... Três dias após a conquista, o zagueiro Puyol abandonou a seleção espanhola - afirmou que vai defender a partir de então somente a seleção catalã...

Bem, sobre o título, a Espanha jogou bem contra a Alemanha, a Holanda não quis jogar bola na final, todo mundo já esperava os pênaltis e Iniesta fez o gol no finalzinho. Mas algumas coisas nos deixam encucados: alguém se lembra do escândalo de corrupção em que um dirigente inglês negociava o título desta Copa para a Espanha em troca do apoio à candidatura da Rússia para sediar o torneio de 2018 ou 2022? E por que a Fifa escalou o inglês Howard Webb para a final se ele se mostrou tão disposto a ajudar a Espanha no primeiro jogo contra a Suíça (não adiantou, a Suíça ganhou e a Espanha é o único campeão do mundo que iniciou uma copa com derrota)?

Todos se lembram que os jogadores e até o técnico holandeses reclamaram muito após o gol da Espanha e também depois do jogo. O motivo não era um impedimento no lance do gol, mas que o lance do gol originou-se de um tiro de meta que tinha sido um escanteio claro... Tudo isso é muito estranho, e a corrupção em campos foi frequente na maior parte das copas. O Brasil foi ajudado em 1962 e 1994, a Inglaterra em 1966, a Argentina em 1978, a Alemanha em 1990, a Itália em 1934 e 1938... Com a melhoria das câmeras, a corrupção perde espaço no campo e ganho terreno (mais ainda) fora dele. Desde João Havelange, a Fifa deixou de cheirar bem e não esperemos que a tecnologia invada o campo. Como ficaria o futebol em um local pobre, sem telão, computador, câmeras, softwares... E vai ter que parar o jogo (?), como fica o tempo da televisão, o preparo físico dos jogadores, a continuação dos lances, a marcação do tempo? Quem vai analisar o lance duvidoso, vai ter telão na várzea, torcedores do estádio poderão ver? Resumindo: a Fifa não quer perder o título de esporte mais popular do mundo, e não quer gastar dinheiro com isso. Falando nisso, a Câmara Federal aprovou lei isentando de taxação de impostos a Fifa e todos os patrocinadores e produtos relacionados em todo o território brasileiro = 900 milhões de reais até 2014. A África do Sul gastou cerca de 10 bilhões de dólares com a Copa. E aí, compensa sediar uma???

2 comentários:

  1. Fala Luciano....

    Sumiu cara, que aconteceu ?

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. chapas de prueba LIGA BBVA 2010/11 (real madrid, at.madrid, barça, valencia) por favor, me gustaria escuchar opiniones. saludos. www.chapafutbol-oxky.blogspot.com.

    buen blog, y me gusta la de españa

    ResponderExcluir