sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Che Guevara e futebol




No site Futepoca li um excelente artigo contando sobre um trecho do livro "Notas de viaje", que conta algumas aventuras de Ernesto Guevara de La Sierna e do amigo Alberto Granado, em 1952, quando foram de Buenos Aires a Caracas de moto, caronas e embarcações. O brasileiro Walter Salles Junior transformou a história em filme, "Diários de motocicleta".

Durante a viagem de Che, ele e o parceiro se apresentaram aos moradores da cidade de Leticia, na região amazônica da Colômbia, como técnicos de futebol e treinaram o time local para um torneio, em que Granado fez o gol da vitória e o treinador Che teve que atuar e defendeu um pênalti, garantindo o título. Foram carregados em triunfo e conseguiram, com isso, o dinheiro e os suprimentos necessários para seguir viagem.

No site há uma foto de Ernesto Guevara e outros com uma camisa de time, que não sei se se trata de um clube de Cuba que tem como desenho um cavaleiro empinando, provavelmente a equipe da universidade de Santiago de Cuba. Refiz o desenho como se fosse o escudo do Independiente.

Para completar o post, o Rosário Central, da Argentina, clube para o qual Ernesto torcia, cidade natal dele e de Messi.




Nenhum comentário:

Postar um comentário